Início do conteúdo

Histórico

A Unesp, fundada em 1976, forma profissionais, em nível de graduação e de pós-graduação, em diferentes áreas do conhecimento.

Por um lado, eles estão inseridos em diferentes contextos e que, muitas vezes, pela atividade cotidiana, perdem o vínculo com a Universidade onde realizaram a sua formação profissional. Por outro, a Universidade também se ressente desse afastamento de seus egressos, pois o vínculo é um aspecto fundamental que pode realimentar a própria universidade em diferentes áreas, quer na possibilidade de avaliar seus currículos a partir do ponto de vista dos ex-alunos, quer na possibilidade de abertura de mercado de trabalho, quer na participação de seus egressos em diferentes projetos institucionais.

Nesse contexto, com o intuito de elaborar uma proposta de ação para estabelecer o contato com o egresso, foi constituído pela pró-reitoria de Graduação (Prograd) um grupo de trabalho, com participantes das Pró-Reitorias, da Assessoria de Comunicação e Imprensa e de representantes das Unidades Universitárias da Unesp.

A ação com egressos da UNESP é algo que já foi pensando há longo tempo, em diferentes áreas e unidades universitárias, sem, contudo constituir um Projeto Coletivo da Universidade.

Conforme dados contidos no Processo nº 463/50/01/91, datado de 19 de abril de 1991, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários, sob responsabilidade do Prof. Dr. Carlos Ruggiero, à época Pró-Reitor, solicitou a abertura de processo para incentivar a criação da Associação de Ex-alunos da UNESP e investigar a situação atual das associações existentes junto às Unidades Universitárias. Naquele momento, contavam-se 10 associações existentes, 2 associações em processo de criação, 3 associações em 3 unidades com previsão de criação e 9 Unidades Universitárias sem previsão de criação de Associação de Ex-alunos.

Em posse desses dados, a CCEU – Câmara Central de extensão universitária, em sessão de 13/05/91, decidiu sugerir ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE) que solicitasse às Comissões de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários locais (CEUACs) a constituição de Associação de Ex-alunos das respectivas Unidades Universitárias, que, sob a coordenação das mesmas, teriam, entre outras, a finalidade de efetuar o mapeamento dos ex-alunos da Unesp.

Até 1996, porém, nenhuma ação consta do processo e em 15 de abril daquele ano, o Pró-Reitor de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Wagner José Oliva, solicita desarquivamento do processo e encaminha solicitação, com formulário anexado, às Unidades Universitárias da Unesp acerca das ações das Associações de Ex-alunos da UNESP, assim como as atividades desenvolvidas, visando alimentar o Banco de Dados da PROEX. Era objetivo, à época, que num futuro próximo os dados fossem disponibilizados no site da UNESP, facilitando o acesso de ex-alunos.

A partir da solicitação da Assessoria de Informática referente a um sistema que permitiria aos alunos da Unesp cadastrarem seus currículos pessoais, para fins de divulgação junto a empresas e outras entidades interessadas, o Pró-Reitor de Extensão Universitária, Prof. Dr. Edmundo José de Lucca, em oficio datado de 18/03/1999, informa à Assessoria de Informática da Unesp que a Proes já vinha atuando no sentido de incentivar a criação da Associação de Ex-alunos da Unesp, dada a importância da mesma. Informa ainda que dados completos estavam disponíveis na própria página elaborada pelo GSI da Assessoria de Informática no endereço http://www.unesp.br/reitoria/proex/proexa.htm, criada com o intuito de ser o primeiro passo para as Unidades Universitárias promoverem ações no sentido de dar início ao cadastramento de seus alunos com respectivos currículos, para futura disponibilidade na Unespnet.

Em 17/03/99, a Assessoria de Informática divulgou para toda a Unesp o endereço do sistema para que os alunos cadastrassem seus currículos – http://www.unesp.br/curriculo/ , salientando que o sistema estava em fase de teste e que procurava voluntários para que, quando houvesse número significativo de currículos, o sistema de busca fosse disponibilizado à comunidade externa.

Em 23/02/2001, a comunidade da Unesp foi consultada para a atualização dos dados das Associações de Ex-alunos, entretanto nenhum resultado consta no processo. Há a proposta de um Encontro com ex-alunos da Unesp, em 2002, também sem informações quanto a sua realização.

Em maio de 2008, o Fórum de Vice-Diretores da Unesp, presidido pela professora Maria Candida Soares Del Masso, Vice-Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, pautou essa temática em reunião, desconhecendo, inclusive, o processo existente na Proex. Após ampla discussão e após a apresentação do Sistema de Egressos do campus de Jaboticabal denominado ADEA – Associação de Ex-alunos, que tem grande impacto na Unidade Universitária, a Vice-Diretora da Unidade, Profa. Maria Cristina Thomaz, disponibilizou o sistema a todas as Unidades que tivessem interesse em implantá-lo, oferecendo, inclusive, suporte técnico para as orientações necessárias.

Em janeiro de 2012, por meio do ofício 04/2012 – Prograd, a Pró-Reitoria de Graduação, fundamentada em uma das metas do PDI (Programa 5, Ação 2) que prevê o estabelecimento do vínculo dos egressos dos cursos de graduação, solicitou às unidades informações sobre as atividades e iniciativas voltadas ao relacionamento com os egressos.

Os dados apresentados indicaram a necessidade de uma reunião, com representantes das 33 unidades, cuja finalidade seria compartilhar experiências acumuladas e preparar um programa de ações articuladas a fim de incrementar o vínculo da Unesp com os seus egressos. Em 4/06/2012, a Pró-Reitoria de Graduação realizou reunião com os representantes indicados para discutir ações com egressos.

Estiveram presentes representantes de 31 unidades, resultando em uma atualização das atividades realizadas sobre os egressos. Essas iniciativas indicam o grande esforço e interesse das unidades em estabelecer contato com os egressos de seus cursos, seja da graduação ou da pós-graduação.

Se, no passado, há relato de 12 unidades com ações de relacionamento com egressos, 30 unidades estariam desenvolvendo atividades e 19 indicam sugestões para o futuro. Na nesta reunião criou-se um grupo de trabalho envolvendo representantes das unidades, das Pró-reitorias de graduação, extensão e pós-graduação e da ACI para sistematizar as propostas apresentadas e elaborar um projeto institucional que oriente e promova ações articuladas em prol do relacionamento com os ex-alunos da nossa universidade.

A partir do histórico e das deliberações da reunião realizada pela Prograd em relação aos egressos, foi constituído um grupo de trabalho com representantes das Pró-Reitorias de Graduação, Extensão Universitária e Pós-Graduação, docentes das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas, Assessoria de Comunicação e Imprensa e Representante do SISGRAD e apoio da Assessoria de Informática (AI) e da Assessoria Jurídica (AJ) da Reitoria, com o objetivo de estudar e apresentar uma proposta de ação, discutindo a pertinência do tema e a importância do contato com os egressos da UNESP.

Os dados obtidos nos levantamentos realizados pelo Grupo de Trabalho demonstram que as iniciativas desenvolvidas pela Unidade de Sorocaba com a criação de um Banco de Dados e a implantação do sistema Alumni na Unidade de Guaratinguetá, como projeto piloto apoiado pela AI, poderiam integrar um sistema geral de cadastro de egressos de toda a UNESP, considerando os dados de outras Associações já existentes na Universidade.

Para tanto, foram previstos os seguintes passos:
1. Identificação dos Estatutos das Unidades Universitárias que possuem Associação de Ex-alunos;
2. Análise dos questionários utilizados pelas Unidades Universitárias para o cadastro de ex-alunos;
3. Identificação de informações quanto à existência de Banco de Dados e do sistema operacional em que é executado;
4. Construção de proposta para criação de um sistema único, integrado aos sistemas já existentes na UNESP, que agregue informações dos ex-alunos da Universidade, assim como os dados já constantes em outras Associações.
sobre o Programa Institucional de Egressos da Unesp

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp promoveu, dias 17 e 18 de setembro de 2013, o Fórum sobre o Programa Institucional de Egressos da Unesp, no Anfiteatro Mestre Xidieh, na Unesp de Marília.

Os objetivos foram conhecer programas universitários de relacionamentos com egressos e discutir e propor ações que promovam o relacionamento dos egressos da Unesp dos cursos de graduação e pós-graduação. O público-alvo foi formado de vice-diretores, professores e servidores técnico-administrativos representantes de todas as unidades da Unesp.

A programação incluiu as mesas-redondas ‘O programa de egressos na universidade: perspectivas e desafios’, com Prof. Dr. Peter Finger – Technische Universität München e Prof. Dra. Jacqueline Poersch Moreira – PUCRS; Casos de relacionamento de Egressos na Unesp, com Profa. Dra. Maria Elena A. Delachiave Presidente da Associação de Egressos da FCA e Eng. Edson Rodarte Carvalho Presidente da Alumni FEG – Unesp – Guaratinguetá; Diagnóstico das iniciativas de relacionamento de Egressos da Unesp, com Oscar D’Ambrosio, da ACI; e Discussão de temas para os grupos de trabalho

A partir dessa reunião, foi criado o logo Sempre Unesp, que mostra o tipo de ligação que a Unesp deseja manter com seus alunos egressos a partir do conceito que o projeto Sempre Unesp visa encontrar e saber o que vêm fazendo esses ex-alunos, hoje profissionais.

A criação do logotipo, realizada por Marcelo Carneiro, da Assessoria de Comunicação e Imprensa, teve como inspiração o símbolo celta Triskle que possui três pontas ligadas por linhas fluidas e harmoniosas e denota continuidade. Também indica as 3 fases do ciclo do ex-aluno: seu ingresso na Unesp, sua formação e a sua saída como profissional, além de aludir as três atividades essenciais da universidade: ensino, pesquisa e extensão. O movimento também desenha 3 letras “S”, reforçando a associação com o próprio nome do projeto.

Além dissoo, o Podcast Unesp, inaugurado em 23 de setembro de 2013 e realizado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa, reúne depoimentos de egressos.

Em síntese, o estabelecimento pela Unesp de políticas atraentes para a manutenção do vínculo com seus alunos deve passar por ações realizadas desde o ingresso na universidade até a saída, quando eles se tornam egressos. O objetivo deste projeto é estabelecer um relacionamento contínuo e permanente de troca de cada estudante com a instituição formadora, visando benefícios mútuos.

Nesse contexto, o Portal Sempre Unesp pode trazer benefícios importantes para o aluno, para a instituição e para a sociedade. Para o ex-aluno, haveria a possibilidade de receber educação continuada (ex.: eventos e cursos de atualização presenciais ou à distância), informações profissionais (ex.: novas oportunidades de trabalho, concursos públicos) e científicas atualizadas (ex. publicações regulares da instituição, impressas e/ou online), parcerias para o desenvolvimento de produtos e tecnologias, participação em eventos comemorativos e sociais da instituição etc.

A universidade se beneficiaria por meio da avaliação direta de seus cursos pelos ex-alunos (a visão crítica do egresso é fundamental para o contínuo aprimoramento curricular) e da avaliação institucional indireta (através da inserção no mercado de trabalho), além de outras eventuais contribuições, como o oferecimento de estágios de treinamento ou divulgação de oportunidades de colocação no mercado de trabalho para graduandos ou formandos, parcerias em projetos de pesquisa ou extensão com empresas públicas ou privadas, e mesmo contribuições materiais voluntárias (ex.: doações financeiras ou de materiais e produtos) para a melhoria do ensino na Universidade. Assim, a sociedade como um todo pode se beneficiar desse projeto de interação constante entre a Unesp e seus alunos.

Referências

SÃO PAULO (Estado). Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Proc. Nº 463/50/01/91 sobre a criação da Associação dos Ex-alunos da UNESP. São Paulo, SP., 1991.

_____. Faculdade de Odontologia. Cadastro de Ex-Alunos – UNESP – Araçatuba. São Paulo, Araçatuba, 2012.

_____. Instituto de Biociências. Proposta para a criação do Sistema de Acompanhamento de Egressos da Graduação e da Pós-Graduação do Instituto de Biociências do Campus de Botucatu – UNESP. São Paulo, Botucatu, 2012.

_____. Faculdade de Ciências Agrárias. Formulário para Cadastro de Egressos do Curso de Engenharia Florestal da UNESP de Botucatu. São Paulo, Botucatu, 2012.

____. Campus Experimental de Dracena. Cadastro de Egressos do Curso de Zootecnia da UNESP de Dracena. São Paulo, Dracena, 2012.

_____. Faculdade de Engenharia. Ficha de Cadastro de Egressos da Graduação e da Pós-Graduação. São Paulo, Guaratinguetá, 2012.

____. Campus Experimental de Tupã. Cadastro de Ex-Alunos da UNESP – Tupã. São Paulo, Tupã, 2012.

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Maria de Lourdes Spazziani – Prograd/Reitoria
Prof. Dr. José Celso Freire Junior – Arex/Reitoria
Profa. Dra. Loriza Lacerda de Almeida – Proex/Reitoria
Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo – FCT/P.Prudente
Prof. Dr. Daniel Julien Barros da Silva Sampaio – FE/Guaratinguetá
Marcelo Carneiro – ACI/Reitoria
Oscar D´Ambrosio ACI/Reitoria
Profa. Dra. Silvana Aparecida B. Gregório Vidotti -Propg/Reitoria
Luis Fernando Xavier D´Almeida – Propg/Reitoria
Wellington de Souza Vieira – AI/Reitoria
Profa. Dra. Maria Cândida Soares Del-Masso – Editora Unesp
Profa. Dra. Elaine Maria Sgavioli Massucato – FO/Araraquara
Profa. Dra. Kelly Botigeli Sevegnani – Registro
Prof. Dr. Francisco Barbosa do Nascimento Filho – Rosana