III Encontro de Articuladores da Rede Viva Melhor acontece quinta-feira (15), em Araraquara

maio-2016-segundo-encontro-de-articuladores-da-rede-viva-melhor-3

No dia 15 de dezembro, o programa Rede Viva Melhor da Unesp reunirá a maioria de seus articuladores, que representam 34 unidades da Universidade, para o III Encontro de Articuladores da Rede, que será realizado no Hotel Fazenda Salto Grande, próximo ao campus da Unesp em Araraquara.

No período da manhã, os participantes – entre articuladores, equipe de coordenação e comunicação do projeto e outros convidados –acompanharão um vídeo com a retrospectiva de diversas ações apoiadas ou promovidas pela Rede Viva Melhor desde 2014, quando o programa foi iniciado, até 2016, ano em que a participação da Rede em diversas ações voltadas ao bem-estar e à sustentabilidade da comunidade da Unesp se intensificaram.

“O importante é que buscamos diversificar as atividades na tentativa de obter uma maior participação das pessoas. Um dos reflexos disso, por exemplo, foi que a Rede foi convidada a participar e apoiar alguns eventos que aconteceram na nossa unidade. Este ano, também o Movimento para a Saúde foi planejado em conjunto entre as quatro unidades de Araraquara (FCF, FCL, IQ e FOA), o que certamente foi um fator determinante para o sucesso do evento”, destaca o assistente administrativo e articulador da Rede na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara.

O III Encontro de Articuladores ainda terá um período voltado para os relatos de cada articulador, a fim de que sejam expostas as conquistas, dificuldades e ideias ligadas à Rede Viva Melhor e seus objetivos. Um balanço será feito a partir do agrupamento das propostas de ações qualidade de vida elencadas durante os módulos da I Oficina Virtual da Rede e das realizações viabilizadas pelo Edital n°12/2016 PROEX/RVM.

“As ações que ocorreram esse ano foram significativas e fizeram a diferença para a divulgação da Rede no campus (de Sorocaba). Com o apoio financeiro do edital nº 12 Proex/RVM foram feitas várias ações, entre elas: aulas de pilates e capoeira, oficinas relacionadas ao meio ambiente, palestras e teatro relacionados à saúde e bem estar, café da manhã saudável, entre outras atividades que serviram para divulgar a Rede para toda a comunidade”, afirma Samara Obara, a supervisora técnica de Recursos Humanos e articuladora da Rede no Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.

A Rede

A Rede Viva Melhor é um programa vinculado à Vice-Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão que envolve todas as unidades da Universidade Estadual Paulista. Criado em 2013, o foco de trabalho é a integração das comunidades internas e externas das unidades em atividades de divulgação do conhecimento e desenvolvimento de atitudes e habilidades que melhorem o bem estar e a convivência das pessoas com o meio ambiente.

Sendo um espaço de formação e divulgação do conhecimento, a Rede Viva Melhor trabalha com o auxílio de articuladores em cada uma das 34 unidades da Unesp, além da reitoria da universidade.

Algumas das ações propostas pelo programa consistem na realização de oficinas virtuais para capacitação da comunidade quanto à identificação de demandas e fomentar a discussão de propostas para melhoria do bem estar de alunos, servidores técnico-administrativos e professores.

A rede de articuladores se reúne mensalmente – por sistema de videoconferência – com o intuito de avaliar e debater propostas para ações nas unidades da Unesp. Todo o conteúdo produzido é centrado e divulgado no website (www.unesp.br/redevivamelhor) do projeto, que também agrega conteúdos como projetos de extensão universitária e/ou estudos acadêmicos produzidos pela UNESP.