Gerenciamento de resíduos Sólidos na Obra Social Célio Lemos (OSCL)

logo

O Projeto é realizado há dois anos pelos alunos da Engenharia Ambiental do Instituto de Tecnologia da UNESP de São José dos Campos, e tem como responsável o aluno Carlos Alberto Silvestre de Morais, e conta com a participação voluntária de mais nove discentes. O objetivo do Projeto é conhecer o quanto e como são gerados os resíduos sólidos (plástico, papel, vidro e metal) que são considerados resíduos secos ou recicláveis, restos de comida processada (cozida) e, restos de vegetais e frutas, que são resíduos úmidos ou compostáveis, no entanto só é compostado o resto de vegetais e de frutas, o que representa 90% dos resíduos compostáveis. Esse Projeto proporciona a conscientização do público da OSCL como, professores, funcionários de limpeza e da administração, voluntários, bem como as crianças da escola, através de apresentações, oficinas participativas, dinâmica em grupo e contato com o processo de compostagem que acontece na instituição.

São beneficiadas diretamente 400 pessoas, sendo 300 crianças e 100 adultos, e indiretamente a população em geral. O Projeto é de grande importância socioambiental, pois mostra que é possível influenciar as ações de outros munícipes e pessoas da região do Vale do Paraíba.

O projeto de extensão sob a supervisão da professora Vivian Bardini e depois da professora Fabiana Fiore.

Clique e veja um breve passo a passo do Projeto