Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir

3º Workshop de Inovação e Empreendedorismo

São José do Rio Preto

Editor HTML Online

DATA: 07 de Abril de 2016

Horário: 8h30 às 18h

LOCAL: Auditório A
Unesp São José do Rio Preto
Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth

Estimativa de Participantes: 130 pessoas

 

PROGRAMAÇÃO

Programação Workshop de Inovação e Empreendedorismo – UNESP S. J. do Rio Preto
 
08h30 Credenciamento 
09h00 Cerimônia de Abertura
  • Profª. Drª. Vanderlan Bolzani - (IQ-UNESP) e Diretora Executiva da AUIN. 
  • Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini - Pró-reitora de pesquisa da UNESP
  • Prof. Wanderlei de Souza – Presidente da FINEP
  • Prof. Dra. Maria Tercília Vilela de Azevedo Oliveira – Diretora do Ibilce – São José do Rio Preto.
  • Mediador: Prof. Dr. Diogo Paschoalini Volanti – IBILCE-UNESP
09h30 Palestra:  Agência UNESP de Inovação – AUIN
  • Profª. Drª. Vanderlan Bolzani - (IQ-UNESP) e Diretora Executiva da AUIN.
10h00 Palestra: FINEP
  • Prof. Wanderlei de Souza – Presidente da FINEP
10h40 Coffee break
 
11h00 Palestra: Startup ou Incubadas
  • Prof. Dr. Waldir Barros Fernandes Jr. (FATEC-Rio Preto)
11h40 Palestra: Armadilhas e Ilusões do Empreendedorismo
  • Sr. Leonardo de Matos
12h20 Discussões
 
12h40 Almoço
 
14h00 Mesa de Discussão -20 minutos de apresentação e 1 hora de discussão.
Tema: Inovação e Empresas Juniores da UNESP
  • Prof. Dr. Mauricio Boscolo
  • Profa. Dra. Luciani Tenasi
  • Profa. Dra. Adriane Orenha Ottaiano
  • Empresa Juniores do IBILCE: 
  • Biosfera Empresa Júnior das Ciências Biológicas
  • ECCjr – Empresa Júnior da Computação
  • Engeali - Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos
  • Math.Jr. - Empresa Júnior de Matemática
  • Quantis - Empresa Júnior da Química e Ciências Ambientais
16h00     Coffee break
 
16h15 Palestra: Vivendo o empreendedorismo
  • Sr. Mauro Mano Sanches - Hidroveda
17h00 Palestra: Startup
  • Sr. Rodrigo Favaro

18h00 Discussão e Enceramento

 

PALESTRANTES

Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani
Farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em ciências pelo IQ-USP. Realizou pós-doutorado no Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos.
Professora titular do Instituto de Química de Araraquara/Unesp. É membro do Conselho Consultivo da SBQ e da SBPC de 2013-2015, atualmente ocupando o cargo de Vice-presidente. Membro da International Union of Applied Chemistry (IUPAC), American Chemical Society (ACS), da American Society of Pharmacognosy (ASP), da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research (GA) e da Royal Society of Chemistry, UK (RSC).
Atualmente é Diretora Executiva da AUIN – Agência UNESP de Inovação.
Em 2015 foi contemplada com o Prêmio ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) de Inovação Tecnológica Kurt Politzer na categoria Pesquisador.
Integrante da Mesa de Cerimônia e palestrante
 
Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo.
Atua como co-editora do Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences desde 2005, e é membro do conselho editorial das revistas The Open Mycology Journal, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, da revista do Instituto Adolfo Lutz, e da comissão encarregada da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNESP. Faz parte do corpo de consultores da CAPES, FAPESP, FINEP e CNPq.
Integrante da Mesa de Cerimônia
 
 
Prof. Dr. Wanderley de Souza
Professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e pesquisador do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da mesma universidade. Foi secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, quando criou o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que deu origem à Universidade Aberta do Brasil. Foi diretor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vice-diretor e diretor do Instituto Carlos Chagas e primeiro reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e da Universidade Estadual da Zona Oeste.
Membro das academias Nacional de Medicina, Brasileira e de Ciências do Terceiro Mundo,  é consultor de instituições como a própria Finep, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a FAP-DF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal). Além disso, também é membro do corpo editorial de diversas publicações científicas nacionais e internacionais. Autor de mais de 600 artigos, Wanderley atua junto a várias sociedades científicas, como: Sociedade Brasileira de Microscopia Eletrônica, Sociedade Brasileira de Protozoologia, Society of Protozoologists, Interamerican Society for Electron Microscopy, American Society for Cell Biology, American Society of Parasitologists.
Integrante da Mesa de Cerimônia e Palestrante
 
Profa. Dra. Maria Tercília Vilela de Azevedo Oliveira
Graduou-se em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (1977), no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Câmpus de São José do Rio Preto-SP, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (IBILCE/UNESP). Realizou o curso de Mestrado em Biologia Celular e Estrutural, no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (1982), o curso de Doutorado em Genética (1990) e a Livre Docência em Biologia Celular (2000) no IBILCE/UNESP. Realizou o concurso para Professor Titular na disciplina "Biologia do Núcleo" (2011) no IBILCE/UNESP. Atua desde 1983 junto ao Departamento de Biologia, lecionando, principalmente, a disciplina de "Biologia Celular" para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e Engenharia de Alimentos. É credenciada como docente e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Animal (Mestrado e Doutorado), foi vice-diretora (2011-2015) e, atualmente, é diretora (2015-2018) da instituição (IBILCE/UNESP). Tem experiência nas áreas de Genética Animal e Biologia Celular, com ênfase em Biologia do Núcleo, Citogenética de Triatomíneos, Citogenética de Quelônios, Cromossomos Holocêntricos e Técnicas Citoquímicas para Estruturas Nucleares. Tem participado de projetos de extensão universitária desde 1996, junto à Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (PROEX). Tem captado recursos para o desenvolvimento de suas pesquisas junto às Agências de Fomento, principalmente, FAPESP e FUNDUNESP. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2005 (nível 2: 2005-2013) e foi aprovada para o nível 1D (quadriênio 2014-2018).
Integrante da Mesa de Cerimônia
 
Prof. Dr. Diogo Paschoalini Volanti
Professor Assistente Doutor em regime de dedicação integral a Docência e à Pesquisa no conjunto de disciplinas de Química Geral e Inorgânica, junto ao Departamento de Química e Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto, SJRP. Atualmente é Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Química da UNESP-SJRP (2015-2017) e Coordenador da Empresa Júnior QUANTIS - Tecnologia e Sustentabilidade (2016-2018). Possui Bacharelado (2004) e Licenciatura Plena (2005) em Química pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. É Mestre (2007) e Doutor (2011) em Química pela UNESP, Instituto de Química, IQ, Câmpus de Araraquara. Atuou como Professor Colaborador (2011-2013) no Departamento de Físico-Química do IQ-UNESP. Possui estágios internacionais na Universitat Jaume I, UJI, Espanha (2010) e no Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos (2014). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Química da UNESP-SJRP e Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Materiais para Sustentabilidade, LabMatSus. Tem experiência em Ciência dos Materiais e Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese Hidrotérmica Assistida por Micro-ondas, Óxidos Metálicos Semicondutores, Grafenos, Compostos Orgânicos Voláteis, Fotodegradação, Luz Síncrotron. Ademais, tem experiência nas técnicas de Microscopia Eletrônica de Transmissão e Espectroscopia de Absorção de Raios X in situ.
Professor Mediador
 
Sr. Leonardo de Matos
Sou autor do livro “QUEBREI – Guia Politicamente Incorreto do Empreendedorismo” (Alta Books), formado em direito com MBA em Comunicação e Marketing.
Atuei nas áreas de hotelaria, lavanderia, indústria de roupas, lojas de atacado e de varejo no ramo de moda. Trabalho como vendedor empreendedor nas áreas de moda e de adubo orgânico e tenho feito palestras e treinamentos, a fim de começar a plantar a cultura empreendedora no Brasil, ajudando empreendedores a vencer as dificuldades do dia-a-dia de seus negócios, funcionários a se tornarem empreendedores, desenvolvendo suas carreiras e vendedores a superarem seus limites.
Após ter perdido mais de 1 milhão de reais e minha história de fracasso ter resultado num livro, tenho estudado a fundo o empreendedorismo, o fracasso e toda essa dinâmica das empresas. A fim de evitar que outros cometam os mesmos erros que cometi.
Meu propósito é desenvolver pessoas, para que o futuro de todos seja mais rico e valoroso.
Nas horas vagas, trabalho no meu projeto de entretenimento cultural, onde sou o criador dos clipes musicais do canal infantil do personagem Super Bagunça, dos personagens infanto-juvenis TvTronics e divulgando meu livro infantil “O Menino que Pesadelava”.
Palestra: Armadilhas e Ilusões do Empreendedorismo
 
Profa. Dra. Luciani Tenani
professora doutora na UNESP desde 1997, onde ministra disciplinas para graduação (Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação (Programa em Estudos Linguísticos). Fez mestrado (1996) e doutorado (2002) em Linguística na UNICAMP e pós-doutorado (2013) em Linguística Aplicada na USP. Foi chefe do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (2004-2006), IBILCE/UNESP, e é, atualmente, coordenadora do Laboratório de Fonética, IBILCE/UNESP. É vice-líder do grupo de pesquisa ?Estudos sobre a linguagem? (CNPq/UNESP) e pesquisadora do grupo ?Descrição Sócio-Histórica das Vogais do Português (do Brasil)? (CNPq/UFMG). É membro do Grupo de Trabalho Fonética e Fonologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010. Tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses sobre os seguintes temas: prosódia do Português Brasileiro e processos segmentais variáveis, relação entre fonologia e ortografia, relação entre prosódia e pontuação.
Mesa de Discussão: Inovação e Empresas Juniores da UNESP
 
Profa. Dra. Adriane Orenha Ottaiano
Possui graduação em Letras com Habilitação para Tradutor, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Pedagogia do Léxico, da Tradução e Linguística de Corpus, membro do grupo TEL -Tecnologia no Ensino de Línguas, e colaboradora do grupo Estudos de Corpora de Traduções - TradCorp: linguagem da tradução e interculturalidade para uma pedagogia da tradução. É Professora Assistente Doutora do Departamento de Letras Modernas, área de Língua Inglesa, da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto, desde 2010, e Professora Assistente Doutora, nível II, desde 2014. Atua na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da UNESP/IBILCE, nas linhas de pesquisa Estudos da Tradução e Pedagogia do Léxico e da Tradução a partir de corpora, tendo orientado alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado com bolsas CAPES, CNPq e FAPESP. Em 2015, realizou estágio na University of Surrey, no Reino Unido, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Frankenberg-Garcia (EDITAL Nº 03/2015-PROPG, do Programa de Apoio para a realização de Estágio no Exterior ? PAREex). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicadas, atuando principalmente em pesquisas que envolvem uma interdisciplinaridade entre Estudos da Tradução, Ensino de Inglês como LE, Linguística de Corpus, Fraseologia (colocações e colocações especializadas), Fraseografia, Lexicologia/Lexicografia, bem como Terminologia/Terminografia.
Mesa de Discussão: Inovação e Empresas Juniores da UNESP
 
Prof. Dr. Waldir Barros Fernandes Jr.
Graduado em Engenharia Agronômica pela Unesp Jaboticabal em janeiro de 1988, trabalhou na Citrosuco Paulista S.A. de dezembro de 1987 a maio de 1995, na Área de Comercialização de Frutas.  Em 1994, ingressou no Programa de Mestrado em Administração da USP de São Paulo, atuando como pesquisador no Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa), obtendo o título de mestre em agosto de 1998.  No mesmo mês, mudou-se para os Estados Unidos, onde realizou doutorado em Food and Resource Economics, na University of Florida, trabalhando como pesquisador no Florida Department of Citrus, obtendo o título de Ph.D. em agosto de 2003.  É docente no Departamento de Economia, Administração e Educação da Unesp Jaboticabal e na Fatec Rio Preto desde 2004.  No momento, cumulativamente, é diretor da Fatec Rio Preto desde agosto de 2006, assessora o Gabinete da Superintendência do Centro Paula Souza em S. Paulo na implantação da Área de Relações Internacionais das Faculdades de Tecnologia desde outubro de 2014 e é representante titular, desde outubro de 2013, de todos os docentes de Etec e Fatec do Estado de S. Paulo, no Conselho Deliberativo do Centro Paula Souza, órgão colegiado máximo da instituição.  Em 2011, cursou o Programa de Management and Leadership in Higher Education oferecido pela Graduate School of Education, na Harvard University.
Palestra: Empreender na Universidade
 
Prof. Dr. Mauricio Boscolo
Possui graduação em Química pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (1994), mestrado em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (1996) e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (2001). Estagiou 12 meses no laboratório do Prof. Michele Aresta na Università degli Studi di Bari, Itália (2000). Foi bolsista Jovem Pesquisador da FAPESP (2002-2004) desenvolvendo projeto de pesquisa focado na utilização da sacarose como matéria-prima para diversos produtos químicos (Sucroquímica). É Professor Livre-Docente do Departamento de Química e Ciências Ambientais, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP em São José do Rio Preto (SP), do qual foi chefe no período de 2010-2012. Foi o primeiro diretor da Divisão de Química de Alimentos e Bebidas da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) no período de 2007 a 2008. É docente credenciado no programa de Pós-Graduação em Química da UNESP de São José do Rio Preto. Coordena o Laboratório de Sucroquímica e Química Analítica do IBILCE-UNESP e integra o Grupo de Bioenergia da UNESP e o do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sucroquímica, Biocombustíveis, Química de Aguardente e Química de Alimentos. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade da California em Santa Barbara (USA), no laboratório do Prof. Peter Ford em tema relacionado a bioenergia: Novos catalisadores para despolimerização de lignina por hidrogenólise e hidrogenação catalítica em estado super-crítico. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa na área de biocombustíveis financiados pela FAPESP e CNPq
Mesa de Discussão: Inovação e Empresas Juniores da UNESP
 
Sr. Mauro Mano Sanches
Vivendo o empreendedorismo
 
Sr. Rodrigo Fávaro
Estagiou na EMPRO e na ECO Webdesign, foi professor da casa Criança, atuou como desenvolvedor  WEB, foi Sócio Fundador da BPIX Tecnologia e atualmente é Gerente da Padaria e Mercearia Santa Edwiges, formado pela UNESP em ciências da computação em São José do Rio Preto e especialização em Tecnologia da Informação e Gestão de Empresas pela FATEC.
Palestrantes

 

ORGANIZAÇÃO

Pró-reitoria de Pesquisa da UNESP
Agência UNESP de Inovação (AUIN)

Prof. Dr. Dionízio Paschoareli Júnior

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSO O SITE DO EVENTO