Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir

4º Workshop de Inovação e Empreendedorismo

Ilha Solteira

Editor HTML Online

DATA: 13 de Junho de 2016

Horário: 8h às 18h

LOCAL: Auditório UNESP
Avenida Brasil, 56
Bairro: Centro
15385-000 - Ilha Solteira, SP

Estimativa de Participantes: 130 pessoas

 

PROGRAMAÇÃO

08h00 – Credenciamento
- Café da manhã com convidados

09h00 – CERIMÔNIA DE ABERTURA

  • -Profª. Drª. Vanderlan Bolzani - (IQ-UNESP) e Diretora Executiva da AUIN.  
  • Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini - Pró-Reitora de Pesquisa da UNESP 
  • Eng. Marcos Francisco de Almeida – Departamento Administrativo de São Paulo (DASP)/ Analista Master 
  • Prof. Dr. Olair Isepon  - Secretário Municipal de Desenvolvimento de Ilha Solteira 
  • Prof. Dr. Rogério de Oliveira Rodrigues – Diretor da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da UNESP 
  • Mediador: Prof. Dr. Dionízio Paschoareli Júnior

09h00 – START UPS – GIGATRON
- Sr. Marcelo Salomão Guimarães.

09h45 – AGÊNCIA UNESP DE INOVAÇÃO – AUIN
- Profª. Drª. Vanderlan Bolzani - (IQ-UNESP) e Diretora Executiva da AUIN.

10h15 – Coffee break 

10h45 – Palestra: FINEP
Sr. José Zeno Fontana – FINEP – Departamento Administrativo de São Paulo (DASP)/ Analista 

11h30 – Discussões

12h00 – Almoço

14:00 – MESA DE DISCUSSÃO - Tema: CAMINHOS PARA INOVAÇÃO

  • Paulo Cereda – Gerente Regional do Sebrae São Carlos 
  • Leonardo Pimenta – Controle Técnico Eldorado Brasil Celulose – Três Lagoas (MS) 
  • Carlos Roberto Gregório - Diretor Industrial - Usina Santa Adélia/Interlagos – Pereira Barreto (SP) 

16h0 – Coffee Break

16h15 QUEBREI
- Marco José Fernander e Marcel Arruda - Empresa: Complexo Web

17h – Discussões e Encerramento

 

PALESTRANTES

Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani
Farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em ciências pelo IQ-USP. Realizou pós-doutorado no Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos.
Professora titular do Instituto de Química de Araraquara/Unesp. É membro do Conselho Consultivo da SBQ e da SBPC de 2013-2015, atualmente ocupando o cargo de Vice-presidente. Membro da International Union of Applied Chemistry (IUPAC), American Chemical Society (ACS), da American Society of Pharmacognosy (ASP), da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research (GA) e da Royal Society of Chemistry, UK (RSC).
Atualmente é Diretora Executiva da AUIN – Agência UNESP de Inovação.
Em 2015 foi contemplada com o Prêmio ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) de Inovação Tecnológica Kurt Politzer na categoria Pesquisador.
Integrante da Mesa de Cerimônia e palestrante
 
Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo.
Atua como co-editora do Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences desde 2005, e é membro do conselho editorial das revistas The Open Mycology Journal, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, da revista do Instituto Adolfo Lutz, e da comissão encarregada da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNESP. Faz parte do corpo de consultores da CAPES, FAPESP, FINEP e CNPq.
Integrante da Mesa de Cerimônia
 
Prof. Dr. Dionízio Paschoareli Júnior
Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Electrical Engineering - University of Aberdeen (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes renováveis de energia, geração distribuída, fontes alternativas de energia, painéis fotovoltáicos e planejamento energético
Mediador
 
Sr. José Zeno
Economista, Analista Senior de Projetos da Finep, DADS – Departamento das Industrias Aeroespacial, Defesa e Segurança. 
Integrante da Mesa de Cerimônia e Palestrante
 
Prof. Dr. Olair Isepon
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1997), livre-docência em Engenharia Civil (Resistência dos Materiais) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e estágio de pós-doutorado pela University of California at Berkeley (2002), USA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente com os seguintes temas: análise estrutural, dinâmica estrutural, método dos elementos finitos, concreto armado, alvenaria estrutural e comportamento não-linear
Integrante da Mesa de Cerimônia
 
Prof. Dr. Rogério de Oliveira Rodrigues
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1997), livre-docência em Engenharia Civil (Resistência dos Materiais) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e estágio de pós-doutorado pela University of California at Berkeley (2002), USA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente com os seguintes temas: análise estrutural, dinâmica estrutural, método dos elementos finitos, concreto armado, alvenaria estrutural e comportamento não-linear.
Integrante da Mesa de Cerimônia
 
Sr. Marcelo Salomão Guimarães - Gigatron
Fundador e Diretor da Gigatron Franchising com franquias no seguimento de software, website e certificado digital (Desde 1998), Fundador e Diretor da Magnotron Ferramentas Ágeis (Desde 2009), Fundador e Diretor da Bicola Etiquetas Adesivas (Desde 1997).
Vice Presidente ABRADI-ISP (Associação Brasileira dos Agentes Digitais)
Diretor CTRA (Centro Tecnológico da Região de Araçatuba)
Formação Acadêmica
- Bacharel em Administração
- Habilitação em Análise de Sistemas
Especialidades
- Gestão de Custos, Gestão Orçamentária, Gestão de Negócios, Gestão de Franquias, Sistemas de corte e empacotamento
Palestrante - Gigatron
 
Sr. Paulo Cereda
Gerente Regional do Sebrae São Carlos
Integrante da Mesa de Discussão
 
Sr. Leonardo Pimenta
Químico Industrial - UNIVALE
Mestre em Ciência Florestal – Laboratório de Celulose e Papel da UFV
MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV
Mais de 15 anos de experiência no setor de Celulose tendo passado por empresas como Cenibra, BSC, Fibria. Atualmente está como responsável pela área de Controle Técnico na Eldorado Brasil Celulose.
Integrante da Mesa de Discussão
sr. Carlos Roberto Gregório
 Diretor Industrial - Usina Santa  
Integrante da Mesa de Discussão
 
Sr. Leonardo de Matos 
Sou autor do livro “QUEBREI – Guia Politicamente Incorreto do Empreendedorismo” (Alta Books), formado em direito com MBA em Comunicação e Marketing. Atuei nas áreas de hotelaria, lavanderia, indústria de roupas, lojas de atacado e de varejo no ramo de moda. Trabalho como vendedor empreendedor nas áreas de moda e de adubo orgânico e tenho feito palestras e treinamentos, a fim de começar a plantar a cultura empreendedora no Brasil, ajudando empreendedores a vencer as dificuldades do dia-a-dia de seus negócios, funcionários a se tornarem empreendedores, desenvolvendo suas carreiras e vendedores a superarem seus limites. Após ter perdido mais de 1 milhão de reais e minha história de fracasso ter resultado num livro, tenho estudado a fundo o empreendedorismo, o fracasso e toda essa dinâmica das empresas. A fim de evitar que outros cometam os mesmos erros que cometi. Meu propósito é desenvolver pessoas, para que o futuro de todos seja mais rico e valoroso. Nas horas vagas, trabalho no meu projeto de entretenimento cultural, onde sou o criador dos clipes musicais do canal infantil do personagem Super Bagunça, dos personagens infanto-juvenis TvTronics e divulgando meu livro infantil “O Menino que Pesadelava”.
Palestrante

 

ORGANIZAÇÃO

Pró-reitoria de Pesquisa da UNESP
Agência UNESP de Inovação (AUIN)
UNESP – Engenharia Ilha Solteira
Prof. Dr. Dionízio Paschoareli Júnior

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSO O SITE DO EVENTO

 

Prof. Dr. Dionízio Paschoareli Júnior