Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir

2º Fórum de Inovação e Empreendedorismo

Editor HTML Online

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 29 DE JUNHO
TREINAMENTO CANVAS:
BUSINESS MODEL CANVAS & PROJECT MODEL CANVAS

Prof Dr. Walnei Fernandes Barbosa
8:00 // 18:00
Carga horária: 8 horas
Local: ​Anfiteatro de Zootecnia 

Fazenda Lageado

Portaria I: Rua José Barbosa de

Barros, nº 1780

Botucatu, SP 18.610-307

 

TERÇA-FEIRA, 30 DE AGOSTO
PALESTRAS

8:30 // Inscrição

9:00 // Mesa de Abertura

            - Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani – (IQ-UNESP) e Diretora da AUIN
            - Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini – Pro-reitora de Pesquisa da UNESP
            - Prof. Dr. Prof. Dr. João Carlos Cury Saad – Diretor
            - Sr. Carlos Alberto Costa – Secretário da Ciência e Tecnologia de Botucatu
            - Prof. Dr. Antônio Vicente da Silva – Diretor Executivo do Parque tecnológico de Botucatu 
            - MEDIADOR: Prof. Dr.  Luiz César Ribas
 

9:30 // Apresentação da Agência de Inovação 

            - Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani – (IQ-UNESP) e Diretora da AUIN

10:00 // Da Startup ao Sucesso 
            - Sr. Henrique Teixeira - Sebrae 

10:45// Coffee Break

11:00 // Desafiando fronteiras – Projeto de Transferência de Tecnologia para França
            - Sr. Cyrille Munhoz – Consulado da França

11:45 // Devenvolvendo novos produtos do Brasil para o mercado global
            - Sr. David Pinheiros – Biozeus

12:30 // Discussão

12:50 // Almoço

14:00 // Programa de Pesquisa para Inovação Tecnológico da FAPESP e sua Política de Propriedade Intelectual.
            - Prof. Dr.  Douglas  Eduardo Zampieri - FAPESP

14:50 // Desenvolve São Paulo
            - Sr. Eduardo  Saggiorato – Superintendente do Desenvolve São Paulo

15:40 // Coffee Break

15:45 // Boas práticas no desenvolvimento de medicamentos
            - Dr. Carlos Kiffer – GC2 (- Gestão do Conhecimento Cientifico)

16:00 // Parque tecnológico de Botucatu

            - Prof. Dr. Antônio Vicente da Silva

17:15 // Discussão 
17:30 // Homenagem e Encerramento 

 

QUARTA-FEIRA, 31 DE SAGOSTO 
OFICINAS E CONCURSO

9:00 // Oficina Pitch Elevator

            -Sr. henrique Teireixa - Escola de Negócio | Sebrae

12:00 // Almoço

14:00 // Apresentação de projetos. Banca Examinadora:

  • Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani
  • Sr. David Pinheiros - Biozeus
  • Prof. Dr. Antonio Vicente da Silva – Parque Tecnologico
  • Sr. Eduardo  Saggiorato – Superintendente do Desenvolve São Paulo

16:00 // Encerramento

LOCAL: Auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo

Fazenda Lageado

Portaria I: Rua José Barbosa de

Barros, nº 1780

Botucatu, SP 18.610-307

 

PALESTRANTES

Profa. Dra. Maria José Soares

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo.
Atua como co-editora do Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences desde 2005, e é membro do conselho editorial das revistas The Open Mycology Journal, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, da revista do Instituto Adolfo Lutz, e da comissão encarregada da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNESP. Faz parte do corpo de consultores da CAPES, FAPESP, FINEP e CNPq.
É professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Departamento de Análises Clínicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é Pro-Reitora de Pesquisa da UNESP e membro do Conselho Superior da FAPESP, e faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT_if).
Pró Reitora de Pesquisa
 
Profa. Dra. Vanderlan Bolzani
Farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em ciências pelo IQ-USP. Realizou pós-doutorado no Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos.
Professora titular do Instituto de Química de Araraquara/Unesp. É membro do Conselho Consultivo da SBQ e da SBPC de 2013-2015, atualmente ocupando o cargo de Vice-presidente. Membro da International Union of Applied Chemistry (IUPAC), American Chemical Society (ACS), da American Society of Pharmacognosy (ASP), da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research (GA) e da Royal Society of Chemistry, UK (RSC).
Atualmente é Diretora Executiva da AUIN – Agência UNESP de Inovação. Em 2015 foi contemplada com o Prêmio ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) de Inovação Tecnológica Kurt Politzer na categoria Pesquisador.
Adicione mais informações sobre este item..
 
Prof. Luiz Ribas
Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1984), Mestre em Engenharia Florestal (área de concentração: Economia e Política Florestal) pela Universidade Federal do Paraná (1989) e Doutor em Engenharia (área de concentração: Engenharia de Produção) pela Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Assistente na Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (UNESP), em Botucatu/SP. Colaborou como Assistente Técnico junto aos Promotores de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo durante o período 1990-2006. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Economia, Gestão, Legislação e Política Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: análise técnica, análise ambiental, impactos ambientais, alteração antrópica do meio ambiente, sustentabilidade e danos ambientais. Por fim, coordena, na faculdade, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistema Intregrado de Gestão aplicado ao setor agropecuário, com o objetivo de aproximar os temas de trabalho mencionados anteriormente
Mediador
 
Sr. Carlos Alberto Costa
Atualmente com Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia coordena a implantação do Parque Tecnológico de Botucatu. Coordenou a implantação do Parque Tecnológico de Sorocaba, onde exerceu a Presidência desde a sua inauguração até dezembro de 2012. Foi durante 5 anos Diretor do Polo de Desenvolvimento e Inovação - PODI, orgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba.
Dentre outras atividades, participou da criação da organização social Incubadora de Empresas Tecnológicas de Sorocaba – INTES, da criação da organização social Agência de Inovação de Sorocaba – INOVA SOROCABA e da elaboração e aprovação da Lei de Inovação do Município de Sorocaba.
Atuou durante 15 anos como Diretor Industrial. Por 5 anos foi Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduado em Ciência da Computação na UFSCar e pós-graduado em Pedagogia do Ensino Superior na Academia de Ensino Superior de Sorocaba- AES. Janeiro/2013.
 
Prof. Dr. Antonio Vicente
Graduado em Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Térmica pela Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro no ano de 1982 e Bacharel em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino de Botucatu em 2007. Especializações: (a) Engenharia Econômica pela Universidade Católica de Petrópolis em 1983; (b) Metalurgia e Processos de Soldagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1984, (c) Turbinas a Gás, pela Rolls-Royce, Inglaterra, em 1986, d) MBA em Marketing pelo Centro Universitário Barão de Mauá 2008; e) Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Barão de Mauá 2009 e f) Capacitação para Implantação do sistema CERNE – Centro de Referencia para Apoio de Novos Empreendimentos pela ANPROTEC Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores em 2012. Experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projetos e Fabricação de Equipamentos de Processo, Gestão de Projetos e Gestão Empresarial. Experiência de 23 anos na iniciativa privada em empresas como General Eletric, Jaraguá Indústrias Mecânicas, Sherwin Williams do Brasil e 11 anos em entidades publicas como a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, UNESP Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e SEBRAE-SP – Serviço de Apoio à Micro e Pequenas do Estado de São Paulo. Desde 2004, responsável pela gestão da PROSPECTA Incubadora Tecnológica de Botucatu, localizada na Faculdade de Ciências Agrárias Campus Botucatu, Estado de São Paulo. Palestrante, desde 2007, junto ao Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial DGTA-FCA da Faculdade de Ciências Agronômica UNESP Botucatu, para ministrar a disciplina Tópicos de Empreendedorismo nos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia e Nutrição do Instituto de Bio Ciências, também em Botucatu. Professor na FATEC – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, das disciplinas: Economia e Política Agrícola e Gestão Financeira e Orçamentária. Atualmente Diretor Executivo do Parque Tecnológico Botucatu.
Diretor Executivo do Parque tecnológico de Botucatu
 
Prof. Dr. Joao Carlos Cury Saad
Possui graduação em Agronomia pela FCA- Câmpus de Botucatu - UNESP (1986), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade da California, Davis, de 1999 a 2001. Obteve o título de livre-docente pela UNESP, em 2002. Atualmente é diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas - Câmpus de Botucatu - UNESP. Atua na área de Irrigação e Drenagem, principalmente nos seguintes temas: otimização do dimensionamento de sistemas de irrigação pressurizados; engenharia de irrigação; uso racional da água em irrigação; sustentabilidade do uso da água e do solo na agricultura irrigada.
Diretor Unesp Botucatu
 
Sr. Cyrille Munhoz
Representante do Consulado Francês
 
Sr. David Pinheiros
Responsável pela interação da empresa com universidades, pesquisadores, institutos de pesquisa, fundações de apoio e núcleos de inovação tecnológica a fim de acessar novos projetos com potencial inovador; apoiar a análise de projetos, questões contratuais e assuntos de propriedade intelectual também fazem parte das minhas atribuições.
A BioZeus é uma empresa brasileira focada no desenvolvimento de novos fármacos para uso humano, criada para promover a integração entre a academia e a indústria farmacêutica. Por meio de parcerias com os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), ela identifica novos compostos com potencial inovador ainda em estágios iniciais de pesquisa. Projetos promissores são então incorporados ao pipeline da empresa por meio de mecanismos de licenciamento, permitindo que a BioZeus invista e coordene o desenvolvimento.
Representante da Biozeus
 
Douglas Eduardo Zampieri
Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Unicamp em 1972. Obteve o título de Doutor em Engenharia pela Universitaet Stuttgart, Alemanha em 1981. Foi docente em tempo integral da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp de 1973 a 2003. De 2004 a 2011 atuou como Professor Colaborador Voluntário junto à mesma Faculdade.
Foi Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (1994-1998) e Diretor-Executivo do Escritório de Difusão e Inovação Tecnológica da Unicamp (1998-2002). Fez parte da Coordenação das Engenharias III da Capes (1989-1999). Desde 2009 é coordenador da Área de Pesquisa para Inovação e Coordenador Adjunto de Colaborações em Pesquisa da FAPESP. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecatrônica e Robótica, Vibrações e Controle, Dinâmica Veicular, Navegação Autônoma baseada em Monovisão.
Coordenador da FAPESP
 
Prof. Dr. Carlos Kiffer
Médico graduado pela Universidade Federal Fluminense (1991), com Residência pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Professor adjunto da Disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP) e pesquisador do Laboratório Especial de Microbiologia Clínica (LEMC/EPM/UNIFESP) na área de epidemiologia de resistência antimicrobiana e modelos epidemiológicos. Responsável técnico pelo laboratório GC-2, empresa de serviços laboratoriais para desenvolvimento farmacêutico e biotecnológico. Possui ampla experiência em pesquisa clínica e translacional com ênfase em infectologia e antimicrobianos.
Palestrante
 
Sr. Eduardo Saggiorato
Formado em Administração de Empresas e Pôs Graduado em Controladoria e Finanças pela FUNDACE - FEA USP - Ribeirao Preto. Ocupou no antigo Banco Nossa Caixa S/A, as funções de Coordenador de Pessoa Juridica na Regional de Ribeirao Preto, Gerente de Unidade, Gerente da Divisão de Estratégia Comercial de Governos e Empresas - área vinculada a Diretoria de Rede e Distribuição. Entre os anos de 2005 e 2007 atuou como Professor nos cursos de Graduacao e Extensao do Centro Universitário Moura Lacerda nas disciplinas de Administração Financeira, Matematica Financeira, Custos e Mercado de Capitais. Especialização em Analise de Investimentos em Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Negócios e Operações da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista.
Superintendente de Negócios e Operações
 
Sr. Henrique Teixeira
Analista Senior de Negócios no SEBRAE, com formação em Administração com habilitação em Marketing, Pós Graduado em Gestão Estratética de Negócios, Pós Graduado em Gestão de Projetos - PMBOK.
 
 
Prof. Dr. Walnei Fernandes Barbosa
Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Administração (PRAd) como Coordenador Geral da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Coordenador de Projetos em Perícias Médicas da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo, pela Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e Professor Assistente Doutor da Universidade de Taubaté (UNITAU). Professor convidado da Pós-graduação MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Residência médica em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Titulo de Especialista em Endoscopia Digestiva pela SOBED, Titulo de Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT, Titulo de Especialista em Medicina Legal e Pericia Médica. Pós-graduação em Direito Médico pela Escola Paulista de Direito (EPD). MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirrose Hepática, Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Perícia Médica Administrativa. Tem experiência executiva e em gestão de projetos na administração pública, com ênfase em Gerenciamento de Stakeholders, Comunicação, Mudança Organizacional, Negociação e Liderança. Tem experiência na implantação, implementação e coordenação de Projetos em Perícia Médica, e Programas de Saúde e Segurança do Trabalhador.
Professor CANVAS

 

Para mais informações acesse o SITE do evento.

 

Anexos

Prof. Dr. Antonio Vicente

Prof. Dr. Ronald Dauscha

Sr. Cyrille Munhoz

Sr. David Pinheiro

Sr. Henrique Teixeira - DA STARTUP AO SUCESSO-2

Sr. Henrique Teixeira - Oficina de Pitch

Sr. Mauro Miranda