Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir

2º WORKSHOP DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Edição de de Bauru

Editor HTML Online

Data: 25 de Abril de 2016

Horário: 8:30h às 18h

Local: ANFITEATRO de DTI/FEB

Faculdade de Engenharia de Bauru 

Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01

Bairro: Vargem Limpa

17033-360 | Bauru | SP

Estimativa de Participantes: 100/150 pessoas

 

Programação - Bauru

08h00 Credenciamento

08h30Cerimônia de Abertura

  • Profª. Drª. Vanderlan Bolzani - (IQ-UNESP) e Diretora Executiva da AUIN.
  • Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini - Pro-Reitora de Pesquisa da UNESP
  • Prof. Dr. Lucio Angnes - Coordenador da Área de Pesquisa para Inovação da FAPESP
  • Prof. Dr. Edson Antônio Capello Souza – Diretor da  Faculdade de Engenharia de Bauru da UNESP
    Mediador
    Prof. Dr. Edson Antônio Capello Souza

09h00 - Agência UNESP de Inovação – AUIN

  • Profª. Drª. Vanderlan Bolzani - (IQ-UNESP) e Diretora Executiva da AUIN.

09h30 - Programas de Pesquisa para Inovação Tecnológica da FAPESP e sua Política de Propriedade Intelectual.

  • Prof. Dr. Lucio Angnes - Coordenador da Área de Pesquisa para Inovação e Coordenador Adjunto de Colaborações em Pesquisa da FAPESP.

10H15 – Coffe

10h30 - Desafios da Inovação

  • Prof. Dr. Oswaldo Massanbani
  • Diretor da Agência INOVA Paula Souza

11h15 - Painel das Incubadas  

  • Sra. Viviane Faustini

12h00 – Discussões

12h30 – Almoço

            Mediador
            Prof. Dr. José de Souza Rodrigues – Engenharia de Produção

14h00 - Mesa de Discussão
             Tema: Caminhos para Inovação

  • Prof.  Dr. José Alcides Gobbo Junior
  • Prof. Dr. Paulo Noronha Lisboa Filho
  • Sr. Tarcisio Tomarozi
  • Sra. Patricia Zuzcari - Consultora Sebrae

16h00 - Desenvolve São Paulo

  • Sr. Eduardo Saggiorato - Superintendente de Negócios e Operações – Desenvolve SP

17hs - Discussões e Encerramento

 

Palestrantes - Bauru

Profa. Dra. Maria José Soares Mendes Giannini
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo.
Atua como co-editora do Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciences desde 2005, e é membro do conselho editorial das revistas The Open Mycology Journal, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, da revista do Instituto Adolfo Lutz, e da comissão encarregada da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNESP. Faz parte do corpo de consultores da CAPES, FAPESP, FINEP e CNPq.
Integrante da Mesa de Cerimônia
 
Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani
Farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em ciências pelo IQ-USP. Realizou pós-doutorado no Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos.
Professora titular do Instituto de Química de Araraquara/Unesp. É membro do Conselho Consultivo da SBQ e da SBPC de 2013-2015, atualmente ocupando o cargo de Vice-presidente. Membro da International Union of Applied Chemistry (IUPAC), American Chemical Society (ACS), da American Society of Pharmacognosy (ASP), da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research (GA) e da Royal Society of Chemistry, UK (RSC).
Atualmente é Diretora Executiva da AUIN – Agência UNESP de Inovação.
Em 2015 foi contemplada com o Prêmio ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) de Inovação Tecnológica Kurt Politzer na categoria Pesquisador.
Integrante da Mesa de Cerimônia e palestrante
 
Prof. Dr. Oswaldo Massanbani
Físico e Professor Titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). É Ph.D. em Sensoriamento Remoto pela McGill University Montreal, Canadá em 1982 com pós-doutorado no Centre National d'Études des Télécommunications (CNET) do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), hoje France Telecom - Issy-les-Moulineaux, Paris, França em 1984 e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo em 1987. Possui 149 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e congressos nacionais e internacionais, incluindo livros e artigos em livros. Tem liderado vários projetos nacionais e internacionais na área de desenvolvimento e aplicações de tecnologias de radares e radiometria em micro ondas. Foi Diretor do IAG-USP e Diretor Pró-Tempore da EACH-USP. Tendo concentrado nesta última década, suas atividades em gestão de C,T&I, foi Secretário de Estado Adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e Vice-Presidente do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (2010-2014) foi o idealizador, fundador e coordenador da Agência USP de Inovação. É o criador e atualmente Diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Integrante da Mesa de Abertura e palestrante
 
Prof. Dr. Edson Antônio Capello Sousa
Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999), livre-docência em Análise de Tensões na Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2010). Pós-doutorado na Faculdade de Engenharia - Universidade do Porto - FEUP - UP (2012).
Integrante da Mesa de Abertura e mediador
 
Sra. Patricia Zuccari
Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Ciência da Informação, UNESP/Marília. É Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP/Bauru, possui MBA em Recursos Humanos pela UNINTER e MBA Finanças e Controladoria pela Instituição Toledo de Ensino. É graduada em Administração pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente é docente do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino e coordenadora do curso de Engenharia de Produção da mesma instituição. É consultora de empresas do SEBRAE-SP.
Integrante da Mesa de Discussão
 
Sr. Eduardo Saggiorato
Formado em Administração de Empresas e Pôs Graduado em Controladoria e Finanças pela FUNDACE - FEA USP - Ribeirao Preto. Ocupou no antigo Banco Nossa Caixa S/A, as funções de Coordenador de Pessoa Juridica na Regional de Ribeirao Preto, Gerente de Unidade, Gerente da Divisão de Estratégia Comercial de Governos e Empresas - área vinculada a Diretoria de Rede e Distribuição. Entre os anos de 2005 e 2007 atuou como Professor nos cursos de Graduacao e Extensao do Centro Universitário Moura Lacerda nas disciplinas de Administração Financeira, Matematica Financeira, Custos e Mercado de Capitais. Especialização em Analise de Investimentos em Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Negócios e Operações da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista.
Palestrante
 
Prof. Dr. José Alcides Gobbo Junior
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1999), doutorado em Administração de Empresas (com ênfase em Administração de Operações) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP (2004), pós-doutorado no departamento de Packaging Logistics da Lund University, Suécia (2008 a 2010) e Livre-Docência em Redes de Inovação pela UNESP. Atualmente é Professor Adjunto (MS 5.3) da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde coordenou, no triênio 2010-2012 (conceito CAPES - Nota 4), o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Foi criador e coordenador do Curso de Especialização em Logística (CELOG). Professor Visitante do Food Innovation and Product Design (FIPDes) - Erasmus Mundus Master, da Divisão de Packaging Logistics, Lund University, entre agosto e novembro de 2013. O docente atua como assessor ad-hoc da FAPESP, e de periódicos na área. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase nos seguintes temas: Logística de embalagens, Redes Sociais e Organizacionais e Inovação.
Integrante da Mesa de Discussão
 
Prof. Dr. José de Souza Rodrigues
Professor do Departamento de Engenharia de Produção do Campus de Bauru em regime RDIDP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde janeiro de 1995. Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá- UNESP (1986), Mestre em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ (1998). Pós-doutorado no Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho, Campus de Azurém, Portugal, (2010). Tornou-se Professor Assistente Doutor em 1998 e Professor Adjunto em 2010, atuando na graduação, especialização e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, referee da Revista eletrônica Produção Online e Criador da Revista GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas e seu editor no período de 11/2005 a 06/2014. Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e uso de jogo de empresas (business game), ensino de engenharia, simulação de ambientes organizacionais e processos. Construiu os modelos dos jogos de empresas Mercado Virtual e Bom Burguer, coordenou as equipes que desenvolveram os softwares dos jogos (alunos do Colégio Técnico da UNESP/Bauru com o suporte técnico das professoras Ariane Scarelli e Kátia Lívia Zambon). Foi assessor do INEP/MEC de 2005 a 2013 para o ENADE
Mediador
 
SR. Tarcísio Tamarozi
Estudou engenharia de produção na UNESP/Bauru, é técnico em eletrônica pelo Colégio Técnico Industrial – UNESP/Bauru, e sócio e cofundador da empresa Eletrize - Tecnologia e Educação. Foi primeiro e segundo secretário da ONG de Transparência e Combate à Corrupção BATRA - Bauru Transparente de 2012 a 2016, e atualmente é Diretor e responsável pela estratégia de empreendedorismo e geração de renda da Fundação Internacional de Jovens Professionais (IYPF - International Young Professionals Foundations) sediada na Austrália. Na Eletrize ajudou no desenvolvimento do Metatest, plataforma de ensino adaptativo para exames admissionais, e na construção de laboratórios e oficinas Maker em instituições de ensino. Em 2016 é pesquisador responsável pelo projeto interdiscipinar "Rede distribuída de sondas para coleta de dados ambientais em locais de difícil acesso" aprovado no 3º ciclo de 2015 do PIPE/FAPESP (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) em parceria com docentes e pós doutorandos da USP e UFSCAR.
Mesa de discussão
 
Sr. Paulo Noronha Lisboa Filho
Tenho graduação em Fisica pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2000). No ano de 2003 realizei estágio de pós-doutoramento na Universidade de Rennes I na França . Em 2010 defendi minha Tese de Livre-Docência em Ciência dos Materiais na FC/UNESP no tema de síntese química de materiais magnéticos e supercondutores. Desde 2004 sou Professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP) no Campus de Bauru. Já ocupei o cargo de Vice-Chefe do Departamento de Física da FC/UNESP. Por duas vezes fui membro da Congregação e da Comissão de Pesquisas da FC/UNESP. Entre 2009 e 2013 participei da Comissão de Ensino da Faculdade de Ciências e coordenei o Programa em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) da UNESP. Desde Setembro de 2013 ocupo o cargo de Vice-Diretor da Faculdade de Ciências. Coordenei um projeto de colaboração internacional entre Brasil e França CAPES-COFECB 706/11 em manganitas oxidas e tenho experiência em pesquisas na área de Física do Estado Sólido e Ciências dos Materiais, com contribuições em magnetismo, supercondutividade, química do estado sólido e física de superfícies. Mais recentemente voltei minha atenção científica aos temas de Complexidade, Interação de Nanomateriais com Material Biológico e Teoria Geral dos Sistemas. Além da pesquisa em materiais, tenho contribuições em Ensino de Física e na temática Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS).
Integrante da Mesa de Discussão
 
Sra. Viviane Faustini
Coordenadora do Hotel de Projetos da Incubadora de Empresas de Lins/Adetec, programa criado para startups. Graduada em administração pela Unisalesiano e especialista em Estratégias Competitivas em Comunicação, Inovação e Liderança, pela Unesp/Bauru. Palestrante, consultora empresarial, mentora e avaliadora de empresas startups, há 9 anos vem acompanhando o nascimento e desenvolvimento de empresas de segmentos diversos da indústria, comércio, serviços e tecnologia.
Criadora do "Desafio Adetec de Empreendedorismo", programa para fomento do empreendedorismo, onde jovens do ensino médio são estimulados a criar um modelo de negócios e validá-lo no mercado. Também é criadora e mentora do "Encontro de Mulheres BEM Empreendedoras", projeto criado para apoiar o empreendedorismo feminino.
Palestrante
 
Prof. Dr. Lucio Angnes
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1978), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo [Sp-Capital] (1981) e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo [Sp-Capital] (1987). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade do Novo México (USA), sob supervisão de Joseph Wang (1990-1992), Livre-Docência na Universidade de São Paulo [SP-Capital] (1996) e é professor titular da Universidade de São Paulo a partir de 2002. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de sensores químicos e de metodologias analíticas, com ênfase a eletrodos modificados, microeletrodos e biossensores e sua associação à análise por injeção em fluxo, batch injection analysis, com detecção amperometria ou potenciométrica. Atuou como membro do CA de Química da FAPESP de 03/2007 a 10/2013, quando passou Coordenador de Inovação na Instituição. É membro dos quadros editoriais dos periódicos Biosensors & Bioelectronics, Electroanalysis, Journal of Pharmaceutical Research e Tecno-Lógica.
Palestrante
 
Para mais informações clique AQUI e acesse o site do evento.