Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir

GUIA DE BOAS PRÁTICAS INTERAÇÃO ICT – EMPRESA

O GUIA DE BOAS PRÁTICAS INTERAÇÃO ICT – EMPRESA, foi disponibilizado em 2012 é uma publicação inédita do comitê Interação ICT – Empresa, lançada durante a XII Conferência Anpei, realizada em Joinville (SC), apresenta os aspectos-chave para o sucesso de parcerias entre empresas e instituições de ciência e tecnologia.

 

Interação ICT-Empresa Esse comitê, ativo desde 2007, tem sido um fórum de discussão para efetivamente aproximar a academia e o setor empresarial, no esforço nacional de promover a inovação. Este grupo caracterizou os modelos e as etapas ideais da interação, com foco no desenvolvimento tecnológico e na capacitação. Após troca intensa de experiência nos últimos anos, se concentra, nesse momento, na consolidação e difusão de macrodiretrizes para a promoção da interação ICT’s – Empresas na forma de um “Guia de boas práticas de Interação ICT-Empresa”.

 

Frentes de Trabalho Mapear no Brasil as práticas existentes de parcerias entre as empresas e as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs); identificar os alavancadores de oportunidades e as barreiras existentes na relação ICT-Empresas em diferentes áreas (legal tributária etc); elencar e consolidar as macrodiretrizes que favorecem o desenvolvimento da interação entre as ICT’s e as empresas; e associar as melhores práticas de mercado mapeadas às diretrizes traçadas.

Disponibilizaram o Mapa do Sistema Brasileiro de Inovação, desenvolvido em parceria com o Comitê de Fomento ANPEI, é resultado de um estudo das relações interativas do ambiente de inovação brasileiro, apontando os principais atores, fluxos de interação e principais desafios observados no contexto brasileiro. O Mapa foi lançado durante a XIV Conferência ANPEI em São Paulo (SP)

Disponibilizaram também a 3ª Edição do Guia de Interação ICT-Empresa com novos conteúdos a respeito de mapeamento de demandas e inovação aberta, novos modelos de parceria no sistema nacional de inovação, atualização de dispositivos legais e novo formato baseado em um mapa mental para facilitar a navegação pelas diferentes partes do Guia.

 

Leonardo Garnica, coordenador do projeto, graduado em Administração pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de gestão de tecnologia e inovação. Coordenou o Polo São Carlos da Agência USP de Inovação da Universidade de São Paulo (USP) atuando no processo de transferência de tecnologia e interação academia-indústria.Realizou estágio na ISIS Innovation, Empresa de Gestão e Comercialização de Tecnologia da University of Oxford, UK (2008). Atua como professor em cursos de pós-graduação na área de gestão de inovação. Atualmente é gerente científico para Sistemas de Inovação na Natura, responsável por parcerias estratégicas com instituições de pesquisa, governo e empresas atuantes no ecossistema nacional de inovação.

 

 

Anexos

Guia_Boas_Praticas_Interacao_ICT_EMPRESA