Participação e Requisitos

INFORMAÇÃO GERAL

Cada universidade membro da AUGM irá realizar uma seleção interna para indicar a UNESP os trabalhos que ela nomeia para participar do evento. Para se inscrever, os interessados deverão enviar aos representantes de suas universidades na AUGM um resumo de uma página (ou o trabalho completo se desejado), em formato padrão que pode ser obtido abaixo.

Todos os alunos participantes devem trazer seu trabalho para exposição em modelo Poster. Durante o evento, os participantes poderão fazer a apresentação de seus trabalhos através de um Pôster ou Palestra (Apresentação Oral). O formato de apresentação desejado deverá ser indicado na submissão da inscrição. Aqueles que não forem selecionados para apresentação oral farão sua apresentação através do pôster.

Após a seleção interna, os responsáveis AUGM das universidades membro deverão encaminhar à UNESP a lista de alunos e trabalhos selecionados via formulário específico que lhes será encaminhado pela comissão organizadora. Terão de 25 de Julho até 05 de Agosto de 2016 para inscrição de seus participantes. Todos os alunos selecionados precisarão entregar para a UNESP o Resumo e também o Trabalho Completo de sua contribuição. Os arquivos necessariamente serão enviados em formato PDF.

Cada universidade membro AUGM pode enviar o máximo de 40 alunos para participar do Jornadas, sendo máximo de 05 trabalhos por linha de pesquisa AUGM.

A UNESP vai divulgar neste site a lista dos selecionados para Apresentação Oral no dia 02 de setembro de 2016.

 

REQUISITOS

Podem participar das Jornadas como autores ou coautores de trabalhos científicos, acadêmicos de universidades membro da AUGM com no máximo 35 anos e pertencendo a uma das seguintes categorias:

  • Estudantes de graduação.
  • Estudantes de mestrado.
  • Estudantes de doutorado.

Importante: Não é permitida a inscrição de candidato com título de doutorado ou pós-doutorado.

Linhas de Pesquisa da AUGM

A AUGM totaliza 30 linhas de pesquisa. Estas estão divididas em três grandes áreas, sendo: “Núcleos Disciplinários”, “Comités Académicos” e “Comisiones Permanentes”. O evento Jornadas Jóvenes Investigadores ainda trás consigo uma linha de pesquisa extra que é sugerida pela Universidade sede da edição.

Os trabalhos a serem apresentados devem ser categorizados em uma dessas Linhas de Pesquisa:

Tema proposto pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

  1. Desafios Contemporâneos dos Jovens Investigadores no Desenvolvimento da Ciência da América Latina.

Núcleos Disciplinares da AUGM.

  1. Biofísica
  2. Ciência e Engenharia de Materiais
  3. Doações e Transplantes
  4. Educação para a Integração
  5. Ensino de Espanhol e Português como Segunda Língua e Línguas Estrangeiras
  6. Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária
  7. Engenharia Mecânica e de Produção
  8. Literatura, Imaginários, Estética e Cultura
  9. Matemática Aplicada
  10. Produtos Naturais Bioativos e suas Aplicações
  11. Química
  12. Tecnologias da Informação e da Comunicação
  13. Sensoriamento Remoto e Meteorologia Aplicada
  14. Virologia Molecular

Linhas de pesquisa relacionadas aos Comitês Acadêmicos da AUGM.

  1. Agroalimentos
  2. Águas
  3. Atenção Primária da Saúde
  4. Ciências Políticas e Sociais
  5. Desenvolvimento Regional
  6. Energia
  7. Gênero
  8. História, Regiões e Fronteiras
  9. Meio Ambiente
  10. Processos Cooperativos e Associativos
  11. Saúde Animal
  12. Saúde Humana

Linhas de pesquisa relacionadas aos Comitês Permanentes da AUGM.

  1. Ciência Tecnologia e Inovação
  2. Extensão Universitária
  3. Meios e Comunicação Universitária
  4. Produção Artística e Cultural

 

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

1. Seleção interna nas universidades membro da AUGM

Para participar, os interessados precisam entrar em contato com o responsável pela AUGM em suas universidades de origem. Cada universidade membro da AUGM tem seus próprios critérios de seleção para participação no evento. (Los académicos tienen que ponerse en contacto con la persona responsable de la AUGM de su universidad de origen. Cada universidad miembro de AUGM tiene sus propios criterios de selección para la participación en el evento)

A submissão às comissões locais de cada universidade membro deve ser feita através de um resumo com formatação específica e com no máximo uma página (ou eventualmente o trabalho completo se sua universidade assim indicar). Um arquivo com o modelo que deve ser adotado deve ser obtido AQUI, e as seguintes características presentes no modelo não devem ser alteradas:

  • Fonte para preenchimento dos campos de identificação: Arial 7.
  • Fonte para preenchimento dos campos de informação (Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Conclusões e Agradecimentos): Arial 10.
  • Fonte para referências: Times 8.
  • Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm.
  • Espaçamento simples.
  • Tamanho da Folha: A4 (21cm x 29,7cm)
  • Os trabalhos devem ser escritos na língua de origem.
  • O campo “Agradecimentos” é opcional.
  • Citação curta (menos de três linhas): deve seguir padrão dos campos de informação (Fonte Arial 10; Espaçamento simples) entre aspas.
  • Citação longa (mais de três linhas): deve seguir padrão dos campos de informação (Fonte Arial 10; Espaçamento simples) em Itálico. Não haverá recuo.

À UNESP deverá ser encaminhada uma versão expandida dos trabalhos contendo o máximo de 20 páginas utilizando o mesmo padrão, cujo modelo por ser obtido AQUI. Não há mínimo de páginas para o Trabalho Completo, fica a critério do autor.

2. Seleção do tipo de apresentação pela UNESP

Após ter recebido todos os trabalhos selecionados por todas as instituições da AUGM, a UNESP irá realizar uma segunda seleção entre os que tiverem demonstrado interesse em fazer uma apresentação oral.

Todos os selecionados para participar da Jornadas devem preparar um Pôster que será apresentado em data e horário a serem comunicados futuramente, somente os selecionados para a apresentação oral não precisam apresentar o pôster. Este pôster deverá ser feito em formato de banner seguindo o modelo disponível AQUI e as seguintes características presentes no modelo não devem ser alteradas:

  • Dimensões: 80cm de largura por 1m de altura.
  • Fonte para Nome, Instituição/Unidade Universitária: Book Antiqua 32.
  • Fonte para preenchimento dos campos de informação (Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Conclusões e Agradecimentos): Book Antiqua 36.
  • Fonte para referências: Book Antiqua 26
  • Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm.
  • Espaçamento simples.
  • Os trabalhos devem ser escritos na língua de origem.
  • Os campos “Financiamento” e “Agradecimentos” são opcionais.